MEMÓRIA COLONIAL EM CADERNO DE MEMÓRIAS COLONIAIS DE ISABELA FIGUEIREDO

Cinthia da Silva Belonia

Resumo


No presente artigo será abordado a memória de uma criança de doze anos acerca do período colonial de Moçambique pouco antes do 25 de Abril. A escritora Isabela Figueiredo recorda a figura paterna, que para ela era a representação do colonizador, para testemunhar o racismo e os maus tratos sofridos pelo negro moçambicano antes da independência. A personagem da narrativa, assim como a autora do livro escolhido para este trabalho, Caderno de Memórias Coloniais, é uma retornada. Este artigo analisa a necessidade dos retornados em testemunhar o que viveram em África antes desse retorno.

Referências


Referências bibliográficas:

ARAÚJO, Maria Paula Nascimento; SANTOS, Myrian Sepúlveda dos. “História, memória e esquecimento: implicações políticas”. Revista Crítica de Ciências Sociais, n. 79, p. 95-111, Dez. 2007.

FIGUEIREDO, Isabela. Caderno de memórias coloniais. 4. ed. Coimbra: Angelus Novus, 2010.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. Lembrar escrever esquecer. São Paulo: Editora 34, 2006.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. Tradução de Beatriz Sidou. São Paulo: Centauro Editora, 2006.

SARLO, Beatriz. Tempo passado: cultura da memória e guinada subjetiva. São Paulo: Cia das Letras, 2007.

SELIGMANN-SILVA, Marcio (org.). História, memória e literatura: o testemunho. Campinas: Editora Unicamp, 2003.

RIBEIRO, Margarida Calafate. “O fim da história de regressos e o retorno a África: leituras da literatura portuguesa contemporânea”, in Elena Brugioni et al. (org.), Itinerâncias: percursos e representações da pós-colonialidade. Vila Nova de Famalicão: Edições Húmus, 89-99. 2012.

RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Tradução: Alain François [et al.]. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2007.

Bibliografia consultada:

RIBEIRO, Margarida Calafate. “A melancolia dos percursos: África na Literatura Portuguesa pós-25 de abril”. Africana Studia. 1, 205-231. 1999.

______. "Percursos africanos: a Guerra Colonial na literatura pós-25 de Abril". Portuguese Literary & Cultural Studies, 1, 125-152. 1998.

RIBEIRO, Margarida Calafate; RIBEIRO, António Sousa. "Os Netos que Salazar não teve: Guerra Colonial e memória de segunda geração", Revista Abril - Revista do Núcleo de Estudos de Literatura Portuguesa e Africana da UFF, 6, 11. 2013.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DO CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

.........................................................................................................................................................................................................................

INDEXADA EM:

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.

Não há custos de publicação e leitura, mas doações são bem vindas.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.