Álcool no cotidiano dos adolescentes: reflexões para a prevenção

Bruna Pivetta Prevedello, Adriana Dall’Asta Pereira, Martha Souza, Carla Lizandra de Lima Ferreira

Resumo


Com este estudo, objetivou-se conhecer o uso de álcool no cotidiano dos adolescentes e suas vulnerabilidades sociais. Adotou-se a seguinte questão de pesquisa: Como é o uso do álcool no cotidiano dos adolescentes? Trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida em duas escolas, pública e privada, em Santa Maria/RS, com 42 adolescentes, divididos em grupos, durante o ano de 2014 por meio de oficinas. Os dados, após análise temática, resultaram em temas emergentes: impactos sociais decorrentes do uso do álcool; consequências do uso do álcool; aproximação do álcool e o hábito de consumo familiar; álcool como facilitador da inserção do adolescente no meio social. Considera-se que o estudo, ao dar voz aos adolescentes, revela que, em ambas as escolas, os adolescentes conhecem os danos e consequências que o uso do álcool provoca em seu ambiente. Na ausência de limites sociais, há uso do álcool pelos adolescentes e é considerado como facilitador nas interações e inserção em grupos da mesma idade. Entende-se que seja fundamental a introdução de medidas estratégicas preventivas para conscientizar os adolescentes sobre o uso e os riscos que o uso do álcool pode trazer para suas vidas. Portanto, é preciso que, tanto a família como o enfermeiro inserido na escola, atuem como sujeitos na prevenção ao uso do álcool, permitindo a elaboração de políticas públicas mais eficientes.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DO CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

.........................................................................................................................................................................................................................

INDEXADA EM:


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.