Boas práticas de manipulação de alimentos em instituições filantrópicas de longa permanência de idosos

Karen da Silva Rigui, Cristiana Basso

Resumo


O objetivo deste trabalho foi analisar a efetividade das capacitações realizadas anualmente, após aplicação da Lista de Verificação em Boas Práticas para Serviços de Alimentação, em instituições de longa permanência de idosos, avaliando em quais itens ocorrem adequações e inadequações em relação às Boas Práticas para Serviços de Alimentação. Foi realizado, no período de janeiro de 2011 a agosto de 2016, um estudo comparativo dos dados coletados, referentes à Lista de Verificação em Boas Práticas para Serviços de Alimentação, em três instituições filantrópicas de longa permanência de idosos, cadastradas no Programa Mesa Brasil Sesc, localizadas em um município do interior do Estado do Rio Grande do Sul. Os resultados evidenciaram que as três instituições estão em crescimento ascendente em relação às adequações, apesar das oscilações constatadas durante a pesquisa ao longo dos anos. Sendo assim, a Instituição 3 foi classificada como “excelente” e as Instituições 1 e 2, como “boas”. Porém, mesmo com bons resultados, não se pode deixar de destacar a importância das capacitações para que continuem contribuindo para o aperfeiçoamento de técnicas e a manipulação adequada de alimentos.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DO CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

.........................................................................................................................................................................................................................

INDEXADA EM:


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.