Práticas sustentáveis em serviço de alimentação hospitalar

Lísia Nicoloso Magrini, Cristiana Basso

Resumo


O objetivo deste estudo foi analisar práticas de sustentabilidade no âmbito do serviço de alimentação hospitalar e fornecer aos nutricionistas um checklist contemplando questões sobre sustentabilidade. Aplicou-se um questionário sobre o tema com o nutricionista de cada local pesquisado; além de um checklist com observação direta abordando questões referentes a resíduos sólidos, energia, água e descarte do óleo de cozinha. Contou-se com a participação de 4 hospitais de uma cidade central do estado do Rio Grande do Sul, onde o resultado do questionário mostrou que o nutricionista considera importante o tema, realiza práticas voltadas à sustentabilidade, mas que a partir do checklist fica evidente alguns pontos que devem ser trabalhados nesse ambiente, como capacitações e palestras com os funcionários, e otimização dos recursos hídricos. Concluiu-se que a maioria dos hospitais participantes da pesquisa adota alguma prática sustentável na sua rotina, porém admite-se a necessidade de capacitações abordando o tema, e também que o checklist elaborado e disponibilizado aos locais, especificamente sobre sustentabilidade em serviços de alimentação, poderá ser usado como um instrumento facilitador para os nutricionistas.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DO CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

.........................................................................................................................................................................................................................

INDEXADA EM:


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.