Qualidade higiênico-sanitária de mamadeiras utilizadas em escolas de educação infantil na cidade de Santa Maria

Betiane Wartchow Morelli, Cristiana Basso, Silvana Maria Michelin Bertagnolli

Resumo


O trabalho teve como objetivo verificar a forma de higienização de mamadeiras, aplicar checklist adaptado em boas práticas no setor de alimentação escolar, avaliar a qualidade higiênico-sanitária de mamadeiras utilizadas em escolas particulares de educação infantil da cidade de Santa Maria, RS, e fornecer material educativo sobre a correta higienização de mamadeiras às merendeiras. O estudo quantitativo foi realizado em cinco escolas particulares de educação infantil de Santa Maria - RS por meio de coleta de amostra de três mamadeiras após o uso e higienização. A verificação das boas práticas foi por meio de checklist adaptado. A avaliação da qualidade higiênico-sanitária das mamadeiras foi realizada por meio de análise microbiológica de bactérias aeróbias mesófilas e de bolores e leveduras conforme metodologia proposta pela American Public Health Association e pela observação direta da pesquisadora quanto à higienização e respectivos produtos utilizados. O material educativo foi baseado no Manual de Programas de Alimentação nos Centros de Educação Infantil Conveniados. Na aplicação do checklist, a adequação foi de 100% no item armazenamento, 85% na higiene do ambiente e 52% no que se refere à higiene pessoal. Em relação à higienização das mamadeiras verificou-se que em todas as escolas o procedimento foi inadequado. Para bactérias aeróbias mesófilas os resultados encontrados variaram de 1,63x105a 2,69x106UFC/mamadeira. Bolores e leveduras não estavam presentes. O material educativo sobre a correta higienização de mamadeiras abordou a orientação da higienização, a forma de desinfecção e a melhor forma de armazenamento das mamadeiras. Conclui-se que as mamadeiras são higienizadas de modo inadequado, contribuindo para possíveis surtos de intoxicações. Também foi percebido que a higiene pessoal das merendeiras e do ambiente estavam inadequados. O material educativo foi entregue como agradecimento, abordando a forma correta de higienização das mamadeiras, higienização pessoal e do ambiente.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DO CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

.........................................................................................................................................................................................................................

INDEXADA EM:


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.