Avaliação de déficits motores e qualidade de vida de pacientes pós-AVC

Leticia Schlosser Rodrigues, Maria Luiza Bamberg, Louise Bertoldo Quatrin

Resumo


O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é considerado uma das principais causas de invalidez no mundo. Os prejuízos sensório-motores podem impactar no nível de independência funcional destes indivíduos, tornando a avaliação da funcionalidade e qualidade de vida fundamental. Portanto, este trabalho teve como objetivo analisar equilíbrio, marcha e qualidade de vida de pacientes pós-AVC. Estudo de caráter descritivo e transversal, do tipo estudo de casos. A população-alvo se constituiu de indivíduos pós-AVC em tratamento fisioterapêutico. A amostra foi selecionada por conveniência. Foi avaliada a qualidade de vida utilizando a Escala Específica da Qualidade de Vida (SSQOL); a mobilidade, com a Life Space Assesment (LSA); o equilíbrio e marcha, com o Índice de Tinetti. Três participantes eram do sexo masculino, com média de idade de 56 anos, baixa escolaridade, e faziam uso de muleta canadense. Com relação à doença, a média de tempo de AVC foi de 4 anos e 3 meses, e o tempo médio de fisioterapia, de 3 anos e 9 meses. No SSQOL apenas um participante apresentou escore inferior ao ponto de corte adotado, referindo baixa qualidade de vida; na LSA apenas um participante pontuou mais que 50% do total; no Tinetti um apresentava alto risco de quedas e os demais, riscos moderados. Foi possível identificar nos participantes, em sua maioria, déficit moderado no equilíbrio/marcha. A mobilidade apresentava-se comprometida, pois grande parte dos pacientes não alcançou 50% da pontuação total. Apesar disso, esses aspectos não foram suficientes para repercutir de forma negativa na qualidade de vida.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DO CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

.........................................................................................................................................................................................................................

INDEXADA EM:


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.