Gestação na paciente renal crônica em hemodiálise

Luciane Pereira Berlato, Regina Gema Santini Costenaro, Franceliane Jobim Benedetti

Resumo


A gestação em pacientes renais crônicas em hemodiálise é um evento incomum, porém o número de casos vem aumentando desde a sua primeira descrição. O prognóstico materno e fetal ainda gera informações conflitantes e há necessidade de um manejo rigoroso nas intercorrências clínicas e obstétricas a fim de prevenir complicações diversas, tanto para a mãe como para o bebê. O objetivo desta pesquisa foi analisar as condições do pré-natal e tratamento de gestantes em hemodiálise. Foi realizada uma revisão na literatura científica, com busca em manuais, diretrizes, teses, dissertações e artigos nos bancos de dados eletrônicos PubMed, Science Direct e Biblioteca Virtual em Saúde. Constatou-se que esse grupo de gestantes necessita de um cuidado rigoroso e o pré-natal deve ser iniciado o mais precocemente possível. Nesse contexto, as rotinas de hemodiálise deverão se intensificar e novos métodos dialíticos devem ser incluídos para o cuidado geral da gestante.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DO CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

.........................................................................................................................................................................................................................

INDEXADA EM:


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.