Aspectos gerais e mecanismos moleculares envolvidos na formação de biofilmes de pseudomonas aeruginosa

Hanan Jumah Eid Ahmah Laila, Roberto Christ Vianna Santos

Resumo


A Pseudomonas aeruginosa é um bacilo Gram-negativo envolvido em infecções oportunistas e com notória capacidade de formação de biofilmes em dispositivos médicos como a persistência da infecção em pacientes portadores de Fibrose Cística. Assim, esta revisão de literatura objetiva demonstrar os principais mecanismos moleculares envolvidos na formação de biofilmes de P. aeruginosa, através de um levantamento bibliográfico nos principais periódicos. A síntese de biofilmes por P. aeruginosa é fundamentalmente determinada pela codificação de um grande número de genes que proporcionam a formação de um ambiente ideal para maturação e sobrevivência do biofilme, incluindo-se neste contexto a síntese de fatores de virulência e alteração na suscetibilidade aos antimicrobianos, tornando os biofilmes altamente resistentes aos mesmos. Desse modo, um profundo entendimento destes mecanismos moleculares pode representar um importante progresso na erradicação e prevenção de biofilmes de P. aeruginosa.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DO CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

.........................................................................................................................................................................................................................

INDEXADA EM:


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.