Sementes de abóbora: prospecção para o consumo humano e utilização tecnológica

Anelise Pigatto Bissacotti, Patrícia Medianeira Grigoletto Londero

Resumo


As sementes de abóbora, embora consideradas resíduos agroindustriais, possuem alto valor agregado, possibilitando sua introdução na alimentação humana. Assim, objetivou-se resgatar as propriedades nutricionais e funcionais e os fatores antinutricionais das sementes de abóbora e verificar suas possíveis aplicações em produtos alimentícios. Trata-se de uma revisão bibliográfica sistemática, com fonte de pesquisa em bases de dados e publicações de órgãos oficiais. Estudos indicam que o consumo de semente de abóbora possibilita benefícios à saúde, apesar de apresentarem antinutrientes (hemaglutininas, antitripsínicos, ácido cianídrico, polifenóis e ácido oxálico), os quais podem ser reduzidos a níveis seguros, tornando-as um ingrediente inovador versátil e viável para compor dietas e utilizável na elaboração de produtos alimentícios, que apresentem boa aceitabilidade.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DO CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

.........................................................................................................................................................................................................................

INDEXADA EM:


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.