Diastemas interincisais superiores - revisão acerca da etiologia, tratamento e estabilidade em longo prazo

Nestor da Costa Coimbra Júnior, Paula Guerino, Maurício Barbieri Mezomo

Resumo


No presente estudo, teve-se como objetivo realizar uma revisão de literatura sobre diastemas medianos, espaçamentos localizados entre os incisivos centrais superiores. Foram consultadas bases de dados de artigos da área da saúde, além periódicos e livros didáticos, assim como incluídos na busca os termos diastema mediano, estabilidade em longo prazo, diastema/etiologia, diastema/tratamento, contenção ortodôntica, dentição mista, dentição permanente. Diastemas medianos normalmente são considerados um fator antiestético pela sociedade, levando o paciente a buscar atendimento odontológico para resolvê-lo. Vários fatores podem gerar e/ou contribuir para o aparecimento de diastemas, tais como hábitos deletérios, freio labial hipertrófico, impedimentos físicos, como dentes supranumerários, discrepâncias entre o tamanho dos dentes e o tamanho do arco maxilar. As opções de tratamento variam de acordo com o fator etiológico, que deve ser identificado e removido, para que o fechamento por meio de tratamento ortodôntico, ou até restaurador, possa ser realizado. A contenção fixa quase sempre é necessária após o tratamento ortodôntico e os resultados alcançados são, na maioria, estáveis.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DO CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

.........................................................................................................................................................................................................................

INDEXADA EM:


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.