Aproveitamento integral dos alimentos em escola pública no município de Santa Maria - RS

Camila Campello Carvalho, Cristiana Basso

Resumo


O aproveitamento integral dos alimentos consiste em utilizar partes dos alimentos que normalmente são descartadas, como cascas, folhas e talos. O presente estudo teve como objetivo pesquisar se o aproveitamento integral dos alimentos faz parte do hábito alimentar do escolar, propor receitas com o uso integral dos alimentos e investigar a aceitabilidade dessas preparações junto a adolescentes matriculados em escola pública do município de Santa Maria - RS, além de investigar a aceitabilidade dessas preparações. Os alunos inicialmente receberam um questionário para verificar o consumo do aproveitamento integral dos alimentos, no âmbito escolar e familiar. A aceitabilidade dos produtos foi realizada através de escala hedônica de 7 pontos, com a participação de 48 adolescentes, não treinados, que analisaram os atributos de aparência, textura, odor e sabor. Em relação ao hábito do aproveitamento integral dos alimentos, 73% dos alunos afirmaram não fazer parte do cardápio domiciliar, e, 81,6% dos alunos relataram não ser hábito na escola. Em relação a aceitabilidade, ambas as preparações foram bem aceitas.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DO CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

.........................................................................................................................................................................................................................

INDEXADA EM:


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.