Aldeias SOS de Santa Maria: possibilidades e desafios para a atuação do pedagogo

Cristina da Silva Santos, Rosemar de Fátima Vestena

Resumo


A temática escolhida envolve o estudo em Espaço Social da Aldeia Infantil SOS, localizada na Vila Urlândia no Município de Santa Maria, RS. Objetivou-se compreender a importância da atuação do pedagogo em um espaço social como nas Aldeias SOS. A pesquisa é de abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico e documental com registros em livros, documentos, cadernos, fotos e com base no Projeto Político Pedagógico da Escola. Os resultados do estudo indicam que a atuação do pedagogo, em espaços não formais de educação, contribui efetivamente para a Instituição como um todo, na construção e implementação de suas propostas e, especialmente, junto às crianças na realização de ações pedagógicas, influenciando-as, de forma positiva, no desenvolvimento psicossocial e intelectual. Assim, o papel do pedagogo, no espaço social, a exemplo das Aldeias SOS, é relevante, pois atende às necessidades pedagógicas, sociais e psicológicas das crianças, auxiliando-as na sua formação por meio da afetividade e de atividades lúdicas e pedagógicas. 

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DO CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

.........................................................................................................................................................................................................................

INDEXADA EM:


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.