Músicas do folclore gaúcho nos anos iniciais: potencialidades didáticas para além da semana Farroupilha

Jardelino Neto Santos Coelho, Rosemar de Fátima Vestena

Resumo


A música foi inserida como componente curricular obrigatório pela Lei nº 11.769 de 18 de agosto de 2008. Sua presença na escola visa promover o aprendizado de conteúdos e desenvolver habilidades, mas também, busca um corpo teórico próprio, passível a ser estudado como uma arte em si. Desse modo, esta pesquisa objetiva apresentar as potencialidades didáticas das músicas do folclore gaúcho para o processo do ensino e da aprendizagem no contexto escolar nos anos iniciais do ensino fundamental. A metodologia do estudo centrou-se em uma abordagem qualitativa e de cunho bibliográfico. Assim, foram tomadas três músicas populares da cultura gaúcha para serem analisadas: ‘Pezinho’; ‘Caranguejo’ e ‘Meia Canha ou Polca de Relação’. Nesse sentido elencaram-se três categorias pré-estabelecidas para abordar as potencialidades didáticas das três músicas: potencialidades científicas, potencialidades psicomotoras e sociais e potencialidades lúdico-criativas. Constatou-se que dentre as músicas analisadas, a música ‘Caranguejo’, por ter uma letra que envolve o contexto regional, pode desenvolver nas crianças aspectos científicos e, ao mesmo tempo, habilidades psicomotoras, sociais e lúdico-criativas. A música ‘Pezinho’ tem maior potencial para desenvolver habilidades psicomotoras, sociais e lúdico-criativas. Já a música ‘Meia Canha’ por não ter letra definida tem como potencial didático relevante instigar a autoria e a criatividade das crianças.  Com este estudo, sinaliza-se, que a inclusão da música do folclore gaúcho no espaço escolar servir de recurso didático para o processo de ensino e de aprendizagem alinhado com a valorização da identidade Sul Rio-Grandense.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DO CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

.........................................................................................................................................................................................................................

INDEXADA EM:


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.