Reflexos da privação da liberdade na vida conjugal e familiar a partir do olhar das mulheres

Morgana Drews da Silva, Félix Miguel Nascimento Guazina

Resumo


No presente estudo, o objetivo foi analisar os reflexos da pena privativa de liberdade na vida conjugal e familiar a partir da ótica das mulheres, bem como problematizar a realidade vivenciada pelos sujeitos que compõem o sistema prisional e, assim, dar visibilidade a essa realidade. Ainda, buscou-se chamar a atenção para as transformações que vêm ocorrendo na instituição familiar, que toma novas formas, mas mantém seu significado e importância na sociedade contemporânea. Tais questões foram levantadas a partir da ótica das companheiras de homens privados de sua liberdade, reclusos em um presídio da região central do Rio Grande do Sul. Para isso, foram realizadas entrevistas individuais com cinco companheiras de apenados, que já vivenciam essa situação há, no mínimo, seis meses. Os resultados indicam que, em decorrência da prisão do companheiro, surge não só a privação da liberdade, mas também a privação de suas funções conjugais e parentais dentro do núcleo familiar ao qual ele pertence. Há, com a prisão, uma fragilização de vínculos entre os apenados e seus familiares devido às condições nas quais essas relações se estabelecem e são mantidas. Fica evidente que há uma exposição da família ao ser inserida juntamente com o apenado ao espaço prisional, o que a torna vulnerável também às expressões de violência que permeiam a situação de encarceramento.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DO CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

.........................................................................................................................................................................................................................

INDEXADA EM:


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.