Construção de vínculo e acolhimento: a problematização de uma experiência de estágio no contexto comunitário e da saúde

Larissa Moraes Moro, Leonardo Mostardeiro, Monise Gomes Serpa, Félix Miguel Nascimento Guazina

Resumo


O presente artigo tem o objetivo de relatar uma experiência de estágio em avaliação psicológica no contexto da Psicologia Comunitária e da Saúde, no qual problematizamos o processo de inserção do estagiário no contexto público de saúde e refletimos sobre as especificidades do fazer do psicólogo nesse cenário. O trabalho foi realizado na Estratégia de Saúde da Família (ESF) ao longo dos meses de agosto a dezembro de 2012, totalizando 50 horas de prática de estágio. Quanto às atividades desenvolvidas, houve visitas domiciliares com profissionais da equipe, acolhimento aos usuários da ESF, atividades de educação em saúde numa escola da comunidade e uma atividade comemorativa alusiva ao dia da criança, sempre buscando alianças da ESF com outros espaços de convivência da comunidade. Para a análise desse percurso, comentaremos sobre a política do Sistema Único de Saúde (SUS) voltada para a Atenção Básica (AB) e a inserção da Psicologia no processo. Como resultados obtidos, percebemos o desafio do trabalho no contexto comunitário e a necessidade de construção de práticas inventivas que aliem os pressupostos técnicos de trabalho com a realidade dos sujeitos envolvidos. Nesse sentido, a construção do vínculo e as práticas de acolhimento tornam-se necessárias na formação da Psicologia para que se ampliem as práticas de cuidado nos dispositivos de saúde.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DO CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

.........................................................................................................................................................................................................................

INDEXADA EM:


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.