Protocolo de Manchester em pauta: como este aborda as questões de saúde mental?

André Luis Volmer, Cesar Augusto Nunes Bridi Filho

Resumo


A Organização Mundial da Saúde (OMS) destaca que os transtornos mentais serão a segunda maior causa de adoecimento a partir de 2020. Em virtude disso, observa-se a importância da adequação dos serviços de saúde relativa ao acolhimento de demandas de saúde mental, bem como o dispositivo utilizado para esse processo.  Este estudo teve como objetivo verificar como são avaliados os aspectos subjetivos de pessoas em sofrimento psíquico em situação de crise, a partir dos critérios de classificação de risco do Protocolo de Manchester. Trata-se de estudo de abordagem qualitativa de caráter bibliográfico, realizada em plataforma online no período entre setembro a outubro de 2016. O critério de inclusão foi de corte cronológico, utilizando-se artigos, teses e dissertações publicados nos últimos cinco anos. Optou-se pela técnica de análise de conteúdo, resultando em quatro categorias temáticas emergentes. Os resultados evidenciaram que os critérios referentes à saúde mental, abordados pelo Sistema de Triagem de Manchester (STM), não contemplam todos os aspectos no sentido multifatorial de formação, constituição e adoecimento dos sujeitos. Todavia, os critérios abordam como caráter primário os sintomas expressos pela via do corpo. Nesse sentido, os desafios perpassam a lógica rígida do protocolo e adentram no universo do acolhimento humanizado, favorecendo vínculo, encaminhamento, articulação da rede de saúde e acompanhamento de casos.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DO CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

.........................................................................................................................................................................................................................

INDEXADA EM:


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.