Câncer e o paciente em tratamento oncológico: percepções do familiar cuidador

Jussara Lara Evangelista de Paulo Dal Ongaro, Marcele Pereira da Rosa Zucolotto

Resumo


A proposta deste trabalho é focar-se nos familiares cuidadores de pacientes com câncer, tratando-se de investigar como eles enfrentam e vivenciam essa experiência de cuidar, considerando-os personagens de fundamental importância para o tratamento oncológico. Para isso, foram entrevistados cinco familiares cuidadores em uma casa de apoio do interior do estado do Rio Grande do Sul. Trata-se de um estudo qualitativo, cujos dados foram analisados por meio da análise de conteúdo. Dos resultados obtidos, percebe-se que o momento do diagnóstico é o mais impactante e de difícil manejo por parte dos familiares cuidadores. Também, foram encontradas muitas dificuldades relativas a esse cuidado, mas alguns importantes benefícios foram evidenciados no decorrer desse processo. Espera-se que esta discussão possa contribuir para refletir sobre o papel da Psicologia diante dessa importante relação de cuidado, buscando contribuir, portanto, para a prática psicológica na área da saúde.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DO CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

.........................................................................................................................................................................................................................

INDEXADA EM:


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.