Práticas lúdicas na Educação Superior: contribuições à formação acadêmica nos cursos de Pedagogia e Enfermagem

Taís Queler de Moraes Conrado, Janilse Fernandes Nunes

Resumo


Este estudo foi desenvolvido com dois cursos de formação superior do Centro Universitário Franciscano, Pedagogia e Enfermagem. São apresentadas as reflexões de uma Pedagoga na sua conclusão de curso, no ano de 2013, acerca de uma pesquisa na qual se buscou apontar as referências sobre a ludicidade a partir de uma análise documental das Diretrizes Curriculares Nacionais e dos projetos pedagógicos dos cursos de graduação em Pedagogia e Enfermagem, tendo a ludicidade como princípio fundamental na formação docente e na humanização para a área da saúde. Neste sentido, a delimitação do tema desta pesquisa centrou-se na análise de práticas lúdicas presentes nos processos formativos dos cursos de graduação em Enfermagem e Pedagogia de uma Instituição de Educação Superior, com o objetivo de reconhecer como as práticas lúdicas estão inseridas em ambos os cursos e com o problema: Como as práticas pedagógicas lúdicas são organizadas no currículo dos cursos de Pedagogia e Enfermagem? Concluímos que a ludicidade é um elemento importante na formação social do humano e que mesmo com focos de estudo diferentes, a Pedagogia e a Enfermagem têm desempenhado um trabalho de qualidade, pois os dois cursos apresentam significativas ações em relação ao educar e o cuidar do ser humano.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DO CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

.........................................................................................................................................................................................................................

INDEXADA EM:


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.