Aquisição de inglês como Língua Estrangeira através de videogames: um estudo à luz da teoria do caos/complexidade

Vinícius Oliveira de Oliveira, Gabriela Quatrin Marzari

Resumo


O século XXI representa um período em que as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), aplicadas à educação, têm sido alvo de pesquisas diversas. Uma das tecnologias que viabilizam inúmeras práticas sociais mediadas pela linguagem são os videogames. Neste trabalho, foi analisado o processo de aquisição de Inglês como Língua Estrangeira sob a visão complexa de linguagem, tomando-se o videogame como um recurso didático que possibilita essa prática. Para a realização do estudo, foram entrevistados dez indivíduos, alunos de cursos de graduação de diferentes Instituições de Ensino Superior, de ambos os sexos, acima de 18 anos, obviamente, jogadores de videogame. A coleta dos dados deu-se por meio de entrevista semiestruturada, composta por cinco perguntas que buscavam discutir, a partir da visão dos sujeitos entrevistados, a importância dos videogames para a aquisição da língua inglesa, considerando-se três categorias de análise: 1) condições iniciais; 2) feedback; e 3) validade ecológica. A análise dos dados revelou que, na concepção dos participantes do estudo, os videogames primeiramente desempenharam a função de instrumentos que lhes propiciaram, além de um alto grau de motivação no uso da língua inglesa, o real contato com o idioma. Esse contato, por sua vez, exigiu-lhes que desempenhassem um número cada vez maior de atividades, as quais resultaram em exposição ao insumo linguístico e realização de atividades/ações com o objetivo de obter sucesso no jogo, o que contribuiu significativamente para a aquisição do idioma.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DO CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

.........................................................................................................................................................................................................................

INDEXADA EM:


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.