A importância da Língua Portuguesa na perspectiva de aprendizes estrangeiros

Marilu de Avila Fialho Simioni, Nilsa Reichert Barin

Resumo


Apresenta-se, nesta pesquisa, uma discussão investigativa do panorama da interculturalidade e sua vinculação ao ensino de português como língua estrangeira. Para isso, tem-se como objetivos: definir o que é interculturalidade; investigar a importância da interculturalidade no ensino de Português como Língua Estrangeira, com ênfase em uma metodologia baseada nas habilidades comunicativas; investigar como e por que o aprendiz busca o conhecimento da língua portuguesa, como aprende e quais desdobramentos ocorrem a partir do viés intercultural. Partindo da análise de dados por meio de entrevistas com aprendizes uruguaios, justifica-se o interesse pela interculturalidade como subsídio do processo de ensino e aprendizagem do português como língua estrangeira. Pode-se concluir que ensinar português por meio de diferentes culturas reflete a capacidade de aprender e apreender uma língua-alvo com maior naturalidade. Assim, a valorização de aspectos culturais e suas peculiaridades, enquanto facilitadores do desempenho linguístico comunicativo dos sujeitos, é fundamental, pois a interculturalidade representa um elo de comunicação entre diferentes culturas.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DO CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

.........................................................................................................................................................................................................................

INDEXADA EM:


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.