O mercado brasileiro de joias em ouro e as tecnologias atuais disponíveis para produção industrial

Luiza Copetti Link, Taiane Rodrigues Elesbão Tabarelli

Resumo


Neste trabalho é apresentado um estudo sobre o mercado brasileiro de joias e a importância do designer na produção seriada de peças em ouro. Como o mercado de joia está em expansão, é notável que muitos empresários procurem este profissional como um fator de diferenciação e competitividade, pois às vezes, o design é o único aspecto que diferencia um produto no mercado e permite fortalecer a identidade de uma marca. O referencial teórico abrange áreas do conhecimento pertinentes ao mercado joalheiro brasileiro, abordagem pelo design e design de joias, semiótica, ergonomia, tecnologias do setor joalheiro e pesquisa de tendências, com o intuito de estudar o produto joia, identificar a perspectiva industrial e reduzir possíveis erros e falhas projetuais. Como resultado obteve-se uma pesquisa direcionada para a fabricação industrial de joias em ouro, que apresenta a importância do designer nas etapas de produção, a relevância do conhecimento das tecnologias disponíveis e a responsabilidade deste profissional, dentro de uma empresa de caráter seriado.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DO CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

.........................................................................................................................................................................................................................

INDEXADA EM:


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.