v. 36, n. 2 (2016)

Edição especial - Ensino de Probabilidade e Estatística

Editorial

Temos a satisfação de apresentar o v. 36, n. 2, 2016 da REVISTA VIDYA, em um momento muito especial para todos nós, pelos seguintes motivos: neste ano, o periódico completa 40 anos de existência, tendo passado por diversas fases, consolidou-se como veículo de divulgação de pesquisas na área de Ciências, Matemática e Educação; recentemente, foi reconhecido no Qualis-Capes como A2 na área de Ensino; nesta edição especial sobre o Ensino de Probabilidade e Estatística, o períodico conta com as editoras convidadas Suzi Samá e Mauren Porciúncula, respectivamente,  coordenadora e vice-coordenadora do GT12 da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM, que trata do tema.

A edição também consolida a revista como de divulgação internacional, à medida que estão sendo publicados artigos de renomados pesquisadores na área de seis países: Brasil (diversas regiões), Colômbia, França (com um artigo em português e outro em francês), Espanha e Venezuela. Ao todo são 23 artigos, cujos temas abrangem a Educação Infantil, o Ensino Fundamental, Médio e Superior, passando pela formação de professores e tecnologias computacionais, voltadas ao ensino de Probabilidade e Estatística.

A edição começa com um mapeamento sobre a produção em Educação Estatística brasileira, em programas de pós-graduação. Culmina com outro mapeamento, desta feita, sobre estudos relativos à probabilidade geométrica. Esta diversidade de textos aqui apresentados possibilita divulgar a produção qualificada das pesquisas produzidas na Educação Estatística nas esferas nacionais e internacionais.

Os editores agradecem aos pesquisadores, que confiaram a escrita de suas pesquisas a esta Edição Especial da Vidya, e desejam a todos uma agradável leitura.

José Carlos Pinto Leivas

Mauren Porciúncula

Suzi Samá

Sumário

Artigos

A EDUCAÇÃO ESTATÍTICA BRASILEIRA: UM OLHAR A PARTIR DA PRODUÇÃO EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO PDF
Rodrigo Medeiros dos Santos, Dario Fiorentini 203-217
GRÁFICOS ESTADÍSTICOS EN LIBROS DE TEXTO DE MATEMÁTICAS VENEZOLANOS PDF
Audy Salcedo, Tulio Ramírez 219-236
NO JOGO É A MOEDA QUE DIZ, NÃO É A GENTE QUE QUER NÃO: O QUE DIZEM CRIANÇAS SOBRE A PROBABILIDADE PDF
Rita Cassia Batista, Rute Elizabete de Souza Rosa Borba 237-255
O LIVRO DIDÁTICO E A ABORDAGEM DA ESTATÍSTICA: O OLHAR DO PROFESSOR PDF
Cileda de Queiroz e Silva Coutinho 257-274
INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA NA SALA DE AULA: ENSINO DE CONCEITOS DE ESTATÍSTICA PARA O 8° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL PDF
Sheila Heydt Réquia Guerra, Vanilde Bisognin 275-292
PROSPECTIVAS PARA O ESTUDO DA PROBABILIDADE E DA ESTATÍSTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL PDF
Celi Espasandin Lopes, Luzinete de Oliveira Mendonça 293-314
ESTUDO DE CONCEITOS ESTATÍSTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PDF
Glaucia Garcia Bandeira de Vargas, Eleni Bisognin 315-334
DESEMPENHO DE ALUNOS DO 9° ANO EM UMA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE ESTATÍSTICA BÁSICA PDF
Willian Damin, Guataçara dos Santos Junior, Rudolph dos Santos Gomes Pereira 335-348
O ENSINO DE ESTATÍSTICA MEDIADO PELA MODELAGEM MATEMÁTICA PDF
Giancarla Selau Cataneo, Márcio André Martins, Dionísio Burak 349-362
UMA PROPOSTA PARA DESENVOLVER O LETRAMENTO ESTATÍSTICO ATRAVÉS DE PROJETOS PDF
Mariana Busatta Barberino, Marcos Nascimento Magalhães 363-375
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE PROBABILIDADE: SIMULAÇÃO CONECTANDO IDEIAS ESTATÍSTICAS PDF
Leandro Oliveira Souza 377-395
O LETRAMENTO ESTATÍSTICO NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES: UM TUTORIAL METODOLÓGICO PDF
Maria Tereza Serrano Barbosa, Luciane de Souza Velasque, Alexandre Sousa Silva 397-408
ANÁLISIS DE LOS PROBLEMAS DE INFERENCIA PROPUESTOS EN LAS PRUEBAS DE ACCESO A LA UNIVERSIDAD EN ANDALUCÍA PDF
María Del Mar López-Martín, Carmen Batanero, Maria M. Gea, Pedro Arteaga 409-428
O USO DO SOFTWARE GRATUITO GEOGEBRA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DE ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE PDF
Humberto José Bortolossi 429-440
O CONCEITO DE PROBABILIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE: UMA REFLEXÃO APOIADA PELA ANÁLISE ESTATÍSTICA IMPLICATIVA PDF
José Luiz Cavalcante, Vladimir Lira Veras Xavier de Andrade, Jean-Claude Regnier 441-455
INTERAÇÕES ENTRE CONSTRUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE GRÁFICOS ESTATÍSTICOS EM PROJETOS DE MODELAGEM MATEMÁTICA COM USO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PDF
Leandro do Nascimento Diniz, José António Fernandes 457-475
LA ESTADÍSTICA EN LA FORMACIÓN DEL MÉDICO PDF
Luis Fernando Pérez Duarte, Pedro Monterrey, Osvaldo Jesús Rojas Velásquez 477-490
ANÁLISE DA SATISFAÇÃO DOS ESTUDANTES DO CURSO DE PSICOLOGIA EM RELAÇÃO À DISCIPLINA DE ESTATÍSTICA DESENVOLVIDA NA SALA DE APRENDIZAGEM DE ESTATÍSTICA - SalAEst PDF
Mauren Porciúncula, Marcia Senna de Souza, Marina Carpena 491-505
CERVEJA E ESTATÍSTICA: VIDA E OBRA DE UM MESTRE CERVEJEIRO PDF
Lorí Viali, Márcia Elisa Berlikowsky 507-522
ILUSÃO DA EQUIPROBABILIDADE, ALEATORIEDADE E CONVERGÊNCIA NOS PROCESSOS COGNITIVOS ENVOLVIDOS NO RACIOCÍNIO PROBABILÍSTICO PDF
Gabriela Machado Moura, Suzi Samá 523-538
ENSEIGNEMENT ET APPRENTISSAGE DE LA STATISTIQUE À TRAVERS LA RÉUSSITE DES ACTIVITÉS EFFECTIVES PRODUITES PAR DES ÉTUDIANTS EN SCIENCES HUMAINES ET SOCIALES PDF
Diane Diaz, Jean-Claude Regnier 539-557
CONFLITOS SEMIÓTICOS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE TESTE DE HIPÓTESES PARA A PROPORÇÃO NO ENSINO SUPERIOR PDF
Ailton Paulo de Oliveira Júnior, Henrique Grabalos Silva 559-579
UMA REVISÃO DE LITERATURA SOBRE ESTUDOS RELATIVOS À PROBABILIDADE GEOMÉTRICA PDF
Ana Marli Bulegon, Denise Ritter 581-597


OUTRAS PUBLICAÇÕES DO CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

.........................................................................................................................................................................................................................

INDEXADA EM:

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.