O LETRAMENTO ESTATÍSTICO NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES: UM TUTORIAL METODOLÓGICO

Maria Tereza Serrano Barbosa, Luciane de Souza Velasque, Alexandre Sousa Silva

Resumo


Os avanços tecnológicos vivenciados nos últimos anos têm permitido gerar uma quantidade grande de dados que deverá ser manipulada e transformada em informação. Sendo assim, conhecimentos em Estatística têm sido uma exigência para todas as áreas do conhecimento. E a Estatística vem ganhando cada vez mais espaço na proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Matemática para o Ensino Básico. No entanto, nem sempre os professores de Matemática sentem-se confortáveis para ensinar conceitos Estatísticos. Neste artigo serão apresentadas e discutidas atividades que permitirão trabalhar os principais conceitos Estatísticos no Ensino Médio, utilizando metodologias de ensino/aprendizagem ativa e programas computacionais disponíveis na internet. Em especial, será utilizado o programa R, com a interface Rcmdr, por ser livre, de código aberto e possuir um número grande de fóruns de discussão, blogs e páginas destinadas a facilitar a utilização deste programa.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DO CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

.........................................................................................................................................................................................................................

INDEXADA EM:

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.