O LIVRO DIDÁTICO E A ABORDAGEM DA ESTATÍSTICA: O OLHAR DO PROFESSOR

Cileda de Queiroz e Silva Coutinho

Resumo


Este texto discute algumas concepções de professores que ensinam matemática na escola básica a respeito do uso do livro didático para abordagem de conteúdos da estatística. Para tal  utilizamos um questionário aplicado a 84 professores, voluntários. O tratamento dos dados foi feito com auxílio do software CHIC, a fim de desenvolver uma análise hierárquica implicativa (ou análise coesitiva). Um dos resultados observados é a identificação de dois tipos de concepções: enquanto um grupo concorda completamente com afirmações presentes no questionário, outro discorda completamente. Trata-se de aspectos relativos ao manual do professor, à orientação para uso de tecnologias e de história da matemática, assim como para o uso unicamente do livro para a abordagem da teoria e dos exercícios em aula. Os resultados permitem apontar caminhos para novas pesquisas e para a concepção e desenvolvimento de formações iniciais e continuadas para o desenvolvimento do letramento estatístico.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DO CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

.........................................................................................................................................................................................................................

INDEXADA EM:

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.