PROSPECTIVAS PARA O ESTUDO DA PROBABILIDADE E DA ESTATÍSTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Celi Espasandin Lopes, Luzinete de Oliveira Mendonça

Resumo


Este artigo visa contemplar uma discussão sobre aspectos filosóficos e psicológicos relacionados a Probabilidade e Estatística, a fim de apresentar indicadores sobre o desenvolvimento do estudo dessas temáticas ao longo do Ensino Fundamental. Há uma lacuna de orientações a respeito do desenvolvimento do raciocínio probabilístico e estatístico ao longo da escolaridade no Brasil. Realizou-se um levantamento bibliográfico que apresenta subsídios para este estudo e também consideraram-se documentos curriculares que viabilizassem a ampliação das discussões. O processo analítico sobre esses referenciais e documentos foi interpretativo. Buscou-se convergências a partir de múltiplas leituras do referencial teórico e dos documentos curriculares a fim de apontar indicadores sobre os conceitos e os procedimentos probabilísticos e estatísticos que poderão ser considerados pelos professores na preparação de atividades para suas aulas e em futuras elaborações de currículos de matemática.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DO CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

.........................................................................................................................................................................................................................

INDEXADA EM:

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.