CERVEJA E ESTATÍSTICA: VIDA E OBRA DE UM MESTRE CERVEJEIRO

Lorí Viali, Márcia Elisa Berlikowsky

Resumo


A estatística foi desenvolvida basicamente por não estatísticos. Profissionais de todas as áreas contribuíram para o seu desenvolvimento e crescimento. William Sealey Gosset, mais conhecido sob o pseudônimo de Student, foi um Químico e mestre cervejeiro da Guinness da Irlanda. Ele foi um dos pioneiros na aplicação do método científico na fabricação de cerveja e isto incluía o tratamento de dados de variadas fontes sendo que a maioria era formada por pequenos conjuntos. Na época não existia uma teoria para a tomada de decisões com base em pequenas amostras e esta foi a principal contribuição de Gosset. Além disso, pode-se dizer que ele foi um dos pioneiros na introdução do controle de qualidade na indústria, pois efetuou muitos testes para estimar a duração da cerveja sob diversas condições de armazenagem, fabricação e transporte. O procedimento desenvolvido por Student, baseado na distribuição por ele derivada, é hoje um dos principais testes utilizados para comparar pequenas amostras tanto dependentes quanto independentes.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DO CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

.........................................................................................................................................................................................................................

INDEXADA EM:

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.