UMA REVISÃO DE LITERATURA SOBRE ESTUDOS RELATIVOS À PROBABILIDADE GEOMÉTRICA

Ana Marli Bulegon, Denise Ritter

Resumo


Neste trabalho apresentamos os resultados de uma revisão de literatura referente ao ensino de Probabilidade Geométrica. O objetivo dessa revisão foi mapear trabalhos que abordam esse tema e identificar as abordagens, os recursos e as atividades propostas sobre a Probabilidade Geométrica em periódicos, monografias e dissertações no período de 1982 a 2016. Os trabalhos foram selecionados inicialmente pela presença, no título da obra, das palavras-chave Probabilidade e/ou Jogo dos discos. Posteriormente, selecionamos os que se referiam à Probabilidade Geométrica. Verificamos que há maior concentração das publicações nas atividades do tipo situações-problema e exercícios de lápis e papel e nas atividades práticas (uso de materiais recicláveis e jogos lúdicos), seguido de um número reduzido de pesquisas que utilizam recursos didáticos como as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e propostas de ensino inovadoras. Assim, pode-se dizer que o “Ensino de Probabilidade Geométrica” apresenta ainda muitas possibilidades de pesquisa e que os materiais aqui referidos podem servir de apoio para professores que desejam trabalhar com esse tipo de atividade em sala de aula, uma vez que é baixo o número de publicações sobre esse tema.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DO CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

.........................................................................................................................................................................................................................

INDEXADA EM:

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.