INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA NA SALA DE AULA: ENSINO DE CONCEITOS DE ESTATÍSTICA PARA O 8° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Sheila Heydt Réquia Guerra, Vanilde Bisognin

Resumo


Este trabalho apresenta uma pesquisa que se propôs a analisar se a metodologia da investigação matemática, apoiada nas Tecnologias da Informação e da Comunicação, contribui efetivamente para o ensino e a aprendizagem dos conceitos de Estatística em uma turma do 8° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal da cidade de Santa Maria - RS. Os dados foram coletados a partir da  aplicação de uma sequência de atividades cujo propósito foi analisar os processos seguidos e as conjecturas formalizadas pelos alunos na construção dos conceitos de Estatística. Como resultados, pôde-se evidenciar que a metodologia utilizada contribuiu para o ensino e a aprendizagem dos conceitos de Estatística. Os alunos envolveram-se na tarefa proposta, trabalharam de forma ativa e colaborativa, propuseram conjecturas e questionamentos, responderam aos problemas propostos e refletiram sobre as respostas, mostrando familiaridade e destreza no uso das ferramentas computacionais e do ambiente Moodle.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DO CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

.........................................................................................................................................................................................................................

INDEXADA EM:

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.