O ENSINO DE ESTATÍSTICA MEDIADO PELA MODELAGEM MATEMÁTICA

Giancarla Selau Cataneo, Márcio André Martins, Dionísio Burak

Resumo


Este artigo é resultado de uma pesquisa desenvolvida no contexto da Educação Matemática, envolvendo a Estatística Descritiva na realização de um “minicenso”, com alunos do Ensino Médio de uma escola pública. O encaminhamento didático esteve pautado na concepção e etapas propostas por Burak ( 2010), sobre a Modelagem Matemática na Educação Matemática enquanto metodologia de ensino. O objetivo principal foi promover uma aprendizagem efetiva mantendo o foco no processo, mais que no produto. Dessa forma caracterizou-se uma pesquisa de natureza qualitativo-interpretativa. Estão descritas situações vivenciadas na ação pedagógica realizada, bem como uma reflexão sobre as atividades desenvolvidas. Os resultados mostram que os estudantes evidenciaram interesse pelas atividades desenvolvidas conforme a observação docente, os dados contemplados no diário de bordo e as atividades desenvolvidas.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DO CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

.........................................................................................................................................................................................................................

INDEXADA EM:

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.